A superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) começa a levantar informações para um projeto que prevê a implantação de um trem de passageiros pelo litoral do Nordeste, como divulgado em reunião realizada no mês de agosto na cidade do Recife.
O projeto, já conhecido como Trem Costa do Sol ou Trem costa dourada, pretende interligar todas as capitais desde Salvador, na Bahia, até o delta do rio Parnaíba, na divisa dos estados de Piauí e Maranhão, focando o turismo da região. Até o momento não existe o projeto finalizado, apenas levantamento de alguns dados e contatos com empreiteiras.
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Legenda: Sede da Sudene no Recife |
A obra partirá inicialmente da cidade do Recife, sendo divido em eixos norte, que passará pela Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará Piauí e Maranhão; e eixo sul, que descerá para os estados de Sergipe, Alagoas e Bahia.
Segundo o Superintendente da SUDENE, Adonis Oliveira, será feita uma parceria Publico-Privada para que empresas assuma o empreendimento após os investimentos. O trem deverá transitar entre as capitais a uma velocidade média de 150 quilômetros por hora, mas ainda não foram decididos quais ou quantos municípios receberão uma estação de parada do trem. A ferrovia terá mais de dois mil quilômetros e demandará investimento de, aproximadamente, US$ 10 bilhões, fomentando assim o número de 400 mil turistas que visitam o nordeste a cada ano e que continua a crescer.
De acordo com Adonis, a fase de estudos do projeto será concluída ainda durante o ano de 2012 e no início de 2013 será iniciada a fase de licitação da obra. Sobre a engenharia financeira a ser optada, o superintendente explica que será feita uma licitação internacional com empresas da Alemanha, China e Itália.
“No ano que vem faremos uma licitação internacional, envolvendo empresas da Alemanha, Itália e China. Os investidores internacionais gostam de fazer casamento do financiamento da ferrovia com a venda dos equipamentos. Os custos deverão ficar em torno de US$ 3 milhões por quilômetro, dependendo da situação dos terrenos. Inicialmente serão construídas prioritariamente as capitais com maior densidade”,
Algo bastante similiar, já existe na europa há cerca de 10 anos, o conhecido Eurail (Europe Rail, em tradução Trilhos Europeus) . Com ele é possível viajar entre os 23 países que fazem parte da malha ferroviária Eurail. É uma maneira bastante segura e, evidentemente, econômica de viajar.
Em um país como o Brasil, que possui dimensões continentais, é talvez bastante tardio pensar em uma obra como essa apenas porque se está com uma olimpíada e copa do mundo ‘batendo a nossa porta’. Há bastante tempo, é sabido que não só trens, como também os VLT’s (Veiculo Leve sobre Trilhos) são meios de transporte econômicos e ecologicamente corretos. A rede Eurail está aí para mostrar como isso realmente funciona bem.
Uma obra desse porte pode ser bastante vantajosa para João Pessoa, o custeio da passagem torna acessível à vinda de turistas para a cidade durante todo o ano, mas, principalmente no verão e período de festividades carnavalescas no eixo Recife-Fortaleza. Em um cenário em que as empresas de aviação pouco se importam com a questão de voos para a cidade e o estado, um trem que possa construir essa ‘ponte’ entre as capitais, e assim, tirar João Pessoa da ilha esquecida, trás um novo sopro de frescor para o turismo e reconhecimento da cidade e do estado.
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