quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Série “O Mensalão”: Capítulo 02



Não é nada fácil falar para esse brasileiro esquecido, é necessário que se abra aquela agenda de anotações largada no fundo da gaveta. O brasileiro esquecido é o mesmo que sabe dos últimos acontecimentos na novela das 21h, mas não lembra se quer dos principais nomes envolvidos com o Mensalão. 
Há mais de um mês acontece o julgamento do mensalão, o caso mais importante da história do STF. No entanto não parece ser tão importante para a maioria da população, ele corre solto e sem a devida atenção. A verdade é que o episódio do Mensalão não é um acontecimento a altura para mudar o descaso da política no Brasil. Será apenas mais um registro histórico do casamento entre política e corrupção. Alguém pensa diferente? 

(Eu sinceramente sonho com o dia em que os jovens desse Brasil serão menos banais e passarão a ser mais interessados em mudar o contexto político da nossa nação).

Quando foi escolhido para a relatoria da CPI dos Correios, em 2005, o deputado Osmar Serraglio disse que uma das principais dificuldades era receber material dos setores alvo de investigação, tendo seu trabalho dificultado (um verdadeiro absurdo). Ele completa dizendo: “Não admito que se diga que o mensalão não existiu”. De fato, negar o mensalão é uma afronta à inteligência do brasileiro que se interessa pelo assunto e quer justiça. Que o diga o ex-presidente Lula, que em entrevista ao ‘The New York Times’, disse que o Mensalão não existiu. Segundo ele, o governo não precisava comprar votos, pois, já tinha maioria no Congresso Nacional. Realmente, alguns políticos tem uma grande capacidade de convencimento. 


Mas, parece que Lula também entrou na lista dos brasileiros esquecidos, pois, no dia 12 de Agosto de 2005, quando a pressão do escândalo era grande, o então Presidente usou a rede nacional para fazer um pronunciamento e se desculpar do que acontecera. Vejam o vídeo e atentem para a frase: “Em 1980, no início da redemocratização, decidi criar um partido novo que viesse para mudar as práticas políticas, moralizá-las e tornar cada vez mais limpa a disputa eleitoral no nosso país”.

A retomada do assunto... 

A retomada do assunto ‘Mensalão’ veio por conta do julgamento, que começou no dia 02 de Agosto de 2012, no Supremo Tribunal Federal (STF), onde, na ocasião, foi feita a leitura de um histórico sobre o caso baseado no relatório do Ministro Joaquim Barbosa, que lembrou as acusações que pesam sobre cada réu e como o STF se posicionou em 2007, quando decidiu abrir a ação penal. 
Joaquim Barbosa fez uma apresentação resumida do relatório de 122 páginas elaborada por ele no final do ano passado, e aprovado pelo revisor Ricardo Lewandowski. A íntegra do relatório pode ser conferida no site do STF.

Continua... 



0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Best WordPress Themes