“Elvis
não morreu”, sim essa é realmente uma frase que todos já escutaram algum dia e
provavelmente ainda irão escutar por um longo tempo. Mas sim, ele de fato
faleceu, porém, continua vivo quando o assunto é venda de materiais de sua
carreira musical e cinematográfica. O cantor de rock ‘n’ roll ainda perdura a
lucrar na casa dos milhões mesmo após 35 anos da sua morte, chegando a ficar na
primeira posição do ranking de artistas que mais lucram após a morte na revisa
Forbes do ano de 2009. Michael Jackson e Amy Winehouse são outros dois artistas
que figuram os mais recentes números de vendas póstumas.
Desde
a data do seu falecimento até o fim do ano de 2011, Michael arrecadou a quantia
de R$ 424 milhões, esse numero é maior que todas as vendas de cantoras como
Madonna, Lady Gaga e Beyoncé juntas no mesmo período de tempo. Amy Winehouse é
outra personalidade que tem seguido a tendência. Segundo o jornal britânico
“Daily Mirror”, Amy gravou material suficiente para lançar mais três álbuns e a
gravadora pretende lançar todo o conteúdo que tem em mãos.
Mas
até que ponto explorar a imagem comercial póstuma é interessante? É evidente
que todo fã gostaria de conhecer o material que ainda não chegou a ver a luz do
dia do seu artista favorito, mas, há uma tendência das gravadoras em extrair
até o último centavo desses artistas com as mais diversas vendas.
A
grande jogada do momento é a recriação de artistas em holograma para shows e turnês.
Em uma era em que 3D é a sensação do momento, o holograma se torna o próximo
degrau tecnológico para tornar comum àquilo que já assistimos em filmes como
Star Wars ou Matrix, apesar de não ser uma tecnologia tão nova afinal.
Quando
o rapper americano 2pac, morto há 16 anos, “apareceu” no show do também rapper
Snoop Dogg para fazer uma participação especial ele causou grande interesse de
várias outras empresas e artistas em usar essa tecnologia. A responsável pela criação é a Digital Domain Media Group, uma empresa
de efeitos especiais que já atuou em grandes produções de Hollywood.
O
processo de projeção da imagem é relativamente simples. Um jogo de espelhos no
palco somado a um projetor de imagens de última geração faz todo o trabalho. O
resultado é realmente impressionante, como vocês podem conferir na
esquematização do processo.
Confira
o resultado final, a apresentação de Snopp Dog com o 2pac.
Fãs
se dividem quando o assunto é “turnês fantasmas”. Muitos acreditam que isso é
apenas uma maneira de arrecadar dinheiro com a imagem do artista e que não
causa nenhuma sensação ao ir a um show do tipo, já outros veem uma oportunidade
de assistir a uma apresentação a qual não tiveram chance de conferir ao vivo.
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