João Pessoa tem passado por períodos de chuva intensa nos últimos dias. Semana passada, tivemos 10 horas de chuva seguidas, o que acarretou em alagamentos e prejuízos materiais a muita gente.
Walter Paparazzo/G1
Adentramos o inverno e nesta época problemas começam a surgir. A Lagoa transborda, a Avenida Beira Rio alaga e vários pontos da cidade ficam intransitáveis e causam transtorno à população.
Recentemente houve a queda de uma árvore antiga na Lagoa que teve suas raízes arrancadas pela força da chuva e a pressão da água, tombando assim por cima de alguns carros.
André Resende/G1
O que fazer para evitar esses alagamentos? Sempre teremos chuva, então há de se tomar uma medida. Em algumas cidades do Brasil, por exemplo, algumas tecnologias já estão sendo utilizadas e obtêm resultados satisfatórios. Uma dessas tecnologias é a utilização de galerias pluviais, que já existe aqui em João Pessoa, porém, elas sempre ocupam muito espaço, limitando vias e inviabilizando terrenos.
A novidade em galerias pluviais chega a cargo do engenheiro Maurício Santiago, que criou a Galeria Multidimensional Rodoviária, permitindo o escoamento de águas da chuva, esgotamento sanitário e o tráfego de veículos. As galerias comuns funcionam enterradas porque não suportam o peso de veículos e do volume d’água proveniente da chuva, ocupando sempre bastante espaço. As galerias Multidimensionais rodoviárias funcionam como um “canal com tampa” onde os carros podem trafegar normalmente por cima, enquanto toda água escoada circula por baixo, sem comprometer o sistema viário. Em Niterói (RJ) esse sistema já funciona e provavelmente seria uma ótima alternativa para João Pessoa, tendo em vista a situação de várias vias de acesso importantes que ficam completamente inacessíveis em tempos chuvosos.
1 comentários:
Fico feliz, pelo comentário, apesar da tecnologia encontrar-se disponível, já algum tempo, poucos empresários se interessam, por inovações. http://www.infraestruturaurbana.com.br/solucoes-tecnicas/13/artigo254505-1.asp, A Pini, apresenta ao Mercado. Informa que os gestores públicos, precisam se atualizarem as novas soluções.
Postar um comentário