quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Semana Nacional na Paraíba deve mobilizar 35 mil pessoas


A programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia inclui apresentação de trabalhos científicos, palestras nas escolas, feira de agronegócio, exposição de produtos e atividades culturais.

A previsão do coordenador do evento no Estado, Fernando Medeiros, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) é de que o evento deve mobilizar 35 mil pessoas. Diante do objetivo de popularizar a ciência e despertar o interesse, em especial das crianças e dos jovens, sobre assuntos relacionados à área de ciência e tecnologia, a universidade e parceiros definiram uma programação variada para o período de 15 a 21 de outubro.

Mais de 300 atividades da Paraíba já foram registradas no site oficial da SNCT, com a participação de 11 instituições parcerias em 15 cidades. A cerimônia de abertura da Semana no Estado será realizada em 15 de outubro, no Café Cultura, em Santa Luzia/PB, às 19h.

Pesquisas - Em Campina Grande, o Instituto Nacional do Semiárido (Insa), ligado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), promove, de 15 a 19 de outubro, o projeto Cientista na Escola, pelo qual pesquisadores da instituição irão ministrar aulas nas escolas públicas sobre o tema da SNCT: “Economia Verde, Sustentabilidade e Erradicação da Pobreza”. Na nova sede do Insa, o público também poderá conhecer as pesquisas desenvolvidas pelo instituto nas áreas de meio ambiente, recursos hídricos e coleta seletiva.

A sede do Insa fica na Avenida Francisco Lopes de Almeida, no bairro Serrotão. No local, serão instaladas tendas para a apresentação dos trabalhos, além de uma unidade móvel do Museu Interativo do Semiárido (Misa) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), que atua com divulgação cultural e científica da região, em especial, sobre a fauna, sobre a flora e sobre as potencialidades da região.

Universidade - Do total de público a ser atingido, 7.500 serão contemplados durante a SNCT em João Pessoa. Pelo Circuito do Conhecimento, a UFPB “abrirá suas portas” à sociedade pessoense, particularmente aos alunos do ensino básico, “oportunizando a socialização de conhecimentos e a interação com as atividades desenvolvidas pela universidade em prol da ciência e tecnologia”, afirma Medeiros.

Entre as ações programadas, está também o Círculo de Palestra, que terá abordagens como a gestão ambiental na escola; além de iniciativas como a II Caminhada Cultural da UFPB e de atividades culturais nos campi de João Pessoa, de Areia e de Bananeiras, com a participação da Orquestra Jovem da universidade, do Grupo de Teatro Deuzerohoravamoembora e de outras atrações a serem confirmadas.

Agronegócio - Cerca de 50 empresas da região do Vale do Piranhas, no Sertão paraibano, irão apresentar os potenciais produtivos nos setores da indústria, comércio, serviço e agronegócio durante a 8ª edição da Exposição de Produtos e Serviços do Vale do Piranhas (Expovale), que será realizada entre os dias 18 e 21 de outubro, no município de Sousa.

Paralelo a Expovale, também será promovida a 3ª edição da Feira de Agronegócios do Vale do Piranhas (Agrovale). Os eventos fazem parte das ações do Sebrae/Paraíba (Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa) Paraíba durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.

Uma grande estrutura será montada no Núcleo de Treinamento Governador Antonio Mariz, localizado na rua José de Paiva Gadelha, no bairro Gato Preto. Com ações voltadas à sustentabilidade do meio ambiente, os eventos terão palestras e apresentações de grupos culturais focando o tema, estimulando a coleta seletiva, além de distribuição de mudas e oficinas de reciclagem.

Além da 8ª Expovale e 3ª Agrovale, o Sebrae Paraíba vai promover, durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), o Inova Gastronomia Paraíba (em João Pessoa, 16 a 18 de outubro) e o Seminário Inovação e Sustentabilidade nos Territórios da Cidadania (em Campina Grande, 16 a 18 de outubro).

Sobre a SNCT - A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia é realizada, desde 2004, em todo o Brasil. Sua finalidade principal é mobilizar a população, em especial crianças e jovens, em torno de temas e atividades de ciência e tecnologia (C&T). A coordenação nacional é de responsabilidade do MCTI, por meio do Departamento de Popularização e Difusão de Ciência e Tecnologia, da Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social (Secis) e das coordenações locais.

SERVIÇO:


Comunicação do Insa: (83) 3315 6439/ 6409

Coordenação SNCT UFPB: (83) 3216-7071/7371 - secretariacopac@hotmail.com

Sebrae na Paraíba: (83) 2108-1218 – comunicacao@sebraepb.com.br 

Assessoria de Comunicação Social - (MCTI)  (61) 2033-7515 – imprensamct@mct.gov.br

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Best WordPress Themes